top of page

O que é respeito?


O que é respeito?

Trata os outros como eles querem ser tratados ou como você gostaria de ser tratado?

Somos todos diferentes de muitas maneiras, o que é desejável, agradável e respeitoso para um, pode ser o oposto absoluto para outra pessoa.

A maioria de nós aprendeu que respeito é tratar os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratado. O princípio é bom como conceito, é baseado em valores morais elevados de respeito e bondade. Mas todos sabemos que às vezes, seres humanos bem intencionado e de bom coração, ( incluíndo nós mesmos) podem magoar, invadir e desrespeitar. Muitas vezes, temos uma fantasia que as diferenças são culturais ou regionais, mas quando nos apercebemos que não podemos tratar os outros como objetos fixos, vemos até para além de educação e personalidade. Na nossa própria cultura, dentro de nossa própria família, podemos ser tremendamente desrespeitados. Embora involuntariamente e sem intenção, continuamos a tratar os outros sem realmente perguntar como os outros querem ser tratados. Assumimos os nossos próprios conceitos e normas e sem consciência do que é real e do que está presente para a pessoa que está à nossa frente, continuamos a fazer o que aprendemos, a maior parte do tempo por hábito e nada mais.

Um simples abraço pode ser bem-estar amoroso e caloroso, e pode ser uma experiência invasiva ou até ameaçadora. Embora todos nós acreditemos que somos respeitadores, todos os dias tratamos alguém de maneira que pode não ser sentida dessa maneira. Pare, observe, pergunte e seja a pessoa respeitadora que deseja.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI

bottom of page